Nem todos sabem, mas há uma grande diferença entre o logo e a Marca. A logo é o símbolo gráfico que representa tudo que uma Marca é, seja de um negócio, produto, serviço ou entidade.
A Nike, por exemplo, é hoje uma das marcas mais valiosas do mundo. E então você pensa: “Nossa, quem criou esse logo deve estar milionário!” Certo?
Errado! Pode parecer até piada, mas a verdade é que, o logo da Nike, custou nada mais que 35 dólares.
Talvez você já conheça essa história, que a estudante de design Carolyn Davidson recebeu apenas 2 dólares por hora de trabalho para desenvolver o Nike Swoosh. Mas onde queremos chegar é: um logo não é uma Marca.
O logo é importante, tem que ter impacto e vir carregado de representações. Mas, o que importa mesmo, é o valor que a marca conquista, e isso requer muito trabalho de branding, de construção de mercado e, principalmente, foco na experiência do consumidor. O valor da marca é construindo pelas experiências que são realizadas com o seu público, independente do desenho que escolheu para representá-la. A experiência sendo positiva, a marca ganha valor, carinho e preferência na hora da escolha. Sendo negativa, acontece o contrário.
Muito mais que um logo, a Nike soube criar uma Marca de valor. Tanto que, anos depois, resolveu presentear Carolyn com 500 ações da Nike e um anel de ouro e diamantes no formato do logo criado por ela. Nada mal, não é mesmo?
Trabalhe bem o seu logo, mas foque seus esforços na construção da sua Marca!