A maneira como uma empresa se apresenta nem sempre é a mesma que o cliente/usuário a vê ou percebe. Ao construir uma marca é essencial se atentar a percepção e a experiência do público junto à instituição, produto ou serviço ofertado por ela. Nosso trabalho consiste justamente em garantir que essa comunicação seja clara e alinhada ao impacto que uma empresa quer deixar no mundo.
A Dra. Fernanda Tórtima chegou até nós com o desejo de criar uma marca que a diferenciasse de outros escritórios, mantendo a atuação e especialização em advocacia contenciosa e criminalista. Durante o processo de estruturação desse novo escritório nasceu a sociedade com o Dr. Cláudio Bidino, constituindo o que hoje conhecemos como Bidino & Tórtima Advogados.
Iniciamos este projeto realizando algumas entrevistas com os dois sócios, a fim de conhecer melhor as aspirações e expectativas deles para esse novo empreendimento. Em seguida fizemos um levantamento sobre os principais concorrentes do escritório, sendo possível conhecer melhor o mercado e iniciar a criação do novo posicionamento e comunicação estratégica.
A próxima etapa foi o desenvolvimento da nova marca e da nova identidade visual. Dentre todas as alternativas geradas ao longo dos nossos estudos, três opções foram apresentadas para a Dra. Fernanda e o Dr. Cláudio, sendo uma delas prontamente escolhida.
O símbolo foi desenhado a partir de uma desconstrução das iniciais “B” e “T” de forma moderna e minimalista: seus dois traços representam a ordem, leis, equilíbrio (linha); e sabedoria e visão, com um movimento à frente de mergulho (curva).
Seu estilo de caneta de pena transmite elegância, profissionalismo e capricho. A estética, por sua vez, busca inspiração em Niemeyer, trazendo um aspecto vanguardista que pode facilmente se ligar à atuação do escritório, que preza sempre por uma atitude mais moderna.
Por se tratar de um elemento minimalista, diversas interpretações podem ser projetadas sobre ele; a composição foi calculada de forma a garantir que essas interpretações sejam positivas, por mais abstratas que possam ser. Por exemplo: alguém escrevendo em um livro, um peixe mergulhando e um olho de Hórus.
Para a base do padrão cromático, combinamos o valor do amarelo com a seriedade e robustez do chumbo. Cores que, quando combinadas, representam o momento e a experiência da Bidino & Tórtima Advogados e que, por serem bastante diferentes daquelas utilizadas por seus principais concorrentes, garantem uma ligação sensorial e visual do escritório com seus clientes. Os tons – que podem ser usados com 100%, 70% ou 50% de tonalidade – estão devidamente ajustados para representar os principais elementos nessa relação, contribuindo no reconhecimento da Marca por meio de sua identidade.
Seguimos então para a etapa do desenvolvimento do manual da marca, que define as diretrizes de utilização dela e garante a consistência da identidade visual em todas as peças gráficas. Mas não paramos por aí. Em paralelo, iniciamos o processo de reestruturação do site, que é a porta de entrada do escritório no meio digital.
Desenvolvemos também uma série de produtos impressos, como cartões de visita, envelopes e blocos de anotações. Fizemos questão de ir até a gráfica escolher pessoalmente o papel com melhor gramatura e o processo de impressão mais adequado, prestando sempre a atenção se as cores e texturas saíram do jeito que planejamos!
Com a Bidino & Tórtima foi assim, e com você também pode ser! Quer saber como? É só entrar em contato conosco!