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Em que redes sociais sua marca deve estar? 

Estar presente na internet é essencial para garantir o sucesso, a autonomia e a credibilidade de uma empresa. Porém, é preciso saber utilizar essa ferramenta de maneira certa, atrelando o posicionamento da marca com as características de cada rede social. 

O que devo saber antes de escolher uma rede social para a minha empresa?

Com a grande variedade das redes é comum se sentir confuso sobre quais devem ser escolhidas. Como cada rede social tem uma proposta, um público, uma linguagem, e uma série de outras particularidades, o ponto de partida é saber em quais delas faz mais sentido a sua marca estar, afinal, você NÃO precisa estar em todas.

Esse tipo de análise, reduz a sua força de trabalho e torna a sua comunicação mais efetiva, uma vez que sua equipe reduz o tempo empregado produzindo conteúdo e consegue concentrar seus esforços onde está o seu público de maior valor.

Depois de escolher os canais mais adequados, veja se você conseguirá construir um conteúdo de qualidade para cada um deles. É melhor reduzir a quantidade e produzir um conteúdo sólido, considerando as entregas de cada rede, do que não conseguir corresponder a um plano de comunicação e gerar falhas, como vários dias sem publicar, por exemplo.

Como funcionam as principais redes sociais e como escolher a ideal?

Neste tópico, vamos explicar como cada uma delas funciona e dizer o que transmitem. Abaixo, listamos as principais para facilitar a sua escolha:

1.LinkedIn
LinkedIn é a rede social do mundo dos negócios, grandes empresas, onde CEO’s compartilham dicas, ensinamentos, artigos, vagas, oportunidades B2B. Tem um caráter mais formal, mas não de forma engessada. Nela é importante considerar a personalização das postagens analisando o Branding e o posicionamento de uma marca. A presença de jovens buscando oportunidade de trabalho fazem com que surjam dessa rede muitos assuntos relevantes que levam a bons debates, isso gera o sucesso, alcançando e engajando, se tornando super relevantes para as metrificações.  

2. Facebook
Apesar de muitas pessoas terem deixado suas contas de lado, o Facebook ainda é a maior rede social, por isso as ações de marketing dão muito resultado por lá. É a rede social mais completa quando o assunto é métrica ou relatório de análises numéricas. Com ele, é possível explorar diferentes estilos de postagem, possibilitando a avaliação do seu público. Uma das grandes sacadas nessa rede social é a aplicação de testes A/B de horários e de conteúdos para entender quais geram maior engajamento. 

3. Instagram
Já o Instagram é considerado a rede social mais popular, com constantes atualizações, tem gerado um crescimento exponencial e as marcas têm aproveitado esse “boom” para obter maior alcance. Os influenciadores contribuem significativamente, como um círculo publicitário, para divulgar as marcas, que ganham visibilidade e fazem o aplicativo ganhar ainda mais força. 

4. Tinder
Se sua empresa está no Tinder, você provavelmente está anunciando e não administrando uma conta empresarial, até porque só existem contas para usuários físicos. Anúncios nessa rede social tem que ser muito alinhados com o público que a utilizam, dependendo do seu serviço ou produto, o ideal é que opte por outras redes sociais. 

5. Twitter
O Twitter tem grande força quando a questão é informação rápida e direta. Se destaca também pelo uso de #hashtags que, dependendo da sua força, ganha destaque através dos Trending Topics. 

6. YouTube 
O Youtube já é considerado a nova televisão do brasileiro. É possível criar canais de conteúdos próprios que vão alcançar um público maior, além da possibilidade de fazer anúncios segmentados para acompanhar o desempenho de cada campanha. 

7. Pinterest
Outra rede social que está em alta é o Pinterest, conhecido por ser um aplicativo de inspirações. Você pode criar pastas e alimentá-las com conteúdos segmentados e relevantes que vão estimular e alcançar os usuários.  

8. Tik Tok
A rede social chinesa de vídeos curtos chegou ao Brasil causando a explosão das famosas “dancinhas”. Em 2022, o app está liderando o raking de “mais baixados do mundo”. Indo além do entretenimento, o Tik Tok se revelou uma grande oportunidade brand awareness para as empresas, já que o alcance dos posts orgânicos são bem superiores aos das outras redes. É uma boa oportunidade para apresentar os seus produtos e serviços de uma forma criativa e descontraída. Além disso, usuários do Tik Tok são 1,7 mais propensos a comprarem produtos por lá em comparação aos usuários de outros apps, segundo estudo da Material.

Agora que você já conhece mais sobre o assunto, vale destacar a importância de uma equipe capacitada, que pensa e planeja o posicionamento da sua marca nas diferentes redes sociais, avaliando seus objetivos e as melhores estratégias para alcançar os resultados.

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