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Não compre um livro só pela capa

Uma história do porquê o Branding é mais do que uma logo.

No ano passado eu ganhei um bônus e decidi fazer uma pequena “extravagância”.

Eu já trabalhei com relógios e, por isso, sempre os admirei muito. Para mim, o relógio de pulso é a principal joia do homem.

Com esse bônus, então, eu decidi me presentear com um relógio mais bacana.

Eu já vinha há um tempo namorando esse relógio na vitrine dessa joalheria… Eu adoro o filme 007 e ele parecia muito com um relógio do estilo do James Bond, ou seja, AMEI!

Pô, super conquista! Você comprar uma coisa que você quer, com um bônus seu, é uma sensação muito maravilhosa, não é mesmo?

Foram umas duas ou três semanas (no máximo) de puro amor, ATÉ QUE….

Um dos marcadores de hora se descolou do dial (mostrador) do relógio.

Poooxa, um relógio que paguei caro, de marca, que foi a minha conquista do bônus, descolou do marcador de hora sem nem um (01) mês de uso?! Não dá, né?!

Voltei na loja bastante decepcionado, mas com convicção de que eles assumiriam a culpa na hora e me dariam um café enquanto eu esperasse que o vendedor trocasse o meu relógio por um novo.

Detalhe, foram literalmente poucas SEMANAS de uso e com o agravante de, por ser um relógio mais caro, eu obviamente não usei ele o tempo todo, não tomei banho com ele, não usei para sair na rua de bobeira (falo do Rio de Janeiro para contextualizar. Rs).

A primeira má impressão veio então quando o vendedor me disse que ele não substituíra o relógio – não sei se não tinha na loja, enfim – e que o relógio deveria passar primeiro por uma vistoria para depois ir para o ateliê da marca para ser consertado. O processo levaria em torno de 3 semanas.


Ou seja, eu tinha acabado de comprar o relógio, ele já tinha dado defeito, não foi trocado imediatamente, e ainda eu teria que esperar mais tempo pelo conserto dele do que, de fato, eu tive com o relógio.

Como dizia minha avó: “O que não tem remédio, remediado está!”

Tive que aceitar a proposta do vendedor.

Mas com isso, a imagem que eu tinha da joalheria já estava indo por água abaixo, afinal de contas, eu já tive relógios comprados em camelô (por um valor ínfimo) que eu não tive esse problema.

Mas enfim, “deve ser esse o tipo de estresse de gente rica” – pensei – vou aguardar o relógio voltar do ateliê da joalheria (que Chic)! Rs

Três semanas depois…

Eu tive que ir buscar o relógio. Outra coisa que eu esperaria, era que eles entregassem na minha casa. Mas, a marca não é minha.

Busquei lá o relógio, tudo certo. Já não o achava mais tão bonito, minha percepção da marca e do relógio já estava bem “zoada”.

Mas OK, vida que segue!

Usei o relógio por mais alguns poucos meses Eeeee…

Um dos prendedores da pulseira (de couro) arrebentou.

Cara, você acha que eu voltei lá?

Eu não voltei.

Estou usando com apenas um dos prendedores. Vez ou outra a pulseira sai do prendedor solitário e eu coloco de novo.

Qual a moral da história?

Quando eu fui comprar minhas alianças de noivado você acha que eu fui naquela joalheira? No passado, eu certamente teria ido! Dessa vez? Sem chance!

Quando alguém me pergunta de joalherias ou relógios você acha que qual história vem logo na minha cabeça?

Pois é…  Hoje, sem querer, me tornei um detrator dessa marca.

E eu trabalho com marcas, para mim, ser um detrator de uma marca é um saco. É terrível! Mas eu não queria isso…

Aí você me pergunta:


Mas Felipe, por que você está contando essa história? Você quer queimar essa marca? Vai ser mais um consumidor a usar a internet para se vingar de um produto ou serviço ruim? É vingança, é isso?

Eu te respondo:

Não!

Eu até tenho vontade sim de jogar essa história para o mundo e, quem sabe, fazer ela chegar na marca e fazê-la tomar atitudes para os próximos clientes.

MAAAAS, para mim, o mais importante nessa história é mostrar que MARCA e BRANDING vão MUITO ALÉM de somente um logo, uma ação publicitária, um perfil na rede social.

BRANDING e MARCA são também produto, atendimento, jornada do consumidor, experiência de modo geral…

Quando você trabalha com BRANDING você está trabalhando de forma DELIBERADA na construção da marca da sua empresa.

E a marca da sua empresa é exatamente COMO o consumidor vê a sua empresa. É a percepção do consumidor sobre a sua empresa.

Você como consumidor compra uma cerveja só pelo rótulo? Um carro só pela aparência?

Um ditado popular diz: “não compre um livro só pela capa”. Branding é sobre isso!

Não é só a capa, não é só o conteúdo, não é só quem escreveu o livro ou muito menos a editora que assina. Branding é o conjunto.

É o conjunto pensando de forma orquestrada para gerar um tipo intencional de percepção.

Espero que a joalheira leia este artigo!

Até a próxima! 😊

Por Felipe Piragibe

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