Você sabe a diferença entre preço e valor? Tem certeza?
Preço e valor, olhando a grosso modo, parecem sinônimos, mas são bastante diferentes. Preço é quantitativo, é o custo do item em si. Já o valor é o benefício que aquele item proporciona. O valor não pode ser descrito em dinheiro, sendo mais ligado à experiência, que pode ser diferente de pessoa para pessoa, e é muito em cima disso que o branding trabalha.
Quando falamos de agregar valor a um serviço ou produto, estamos nos referindo à uma construção de experiência praticamente inesquecível para quem a consumiu. Podemos utilizar vários exemplos, mas olhando pela ótica do design, vamos escolher a marca Apple. O preço pago por um computador ou um smartphone produzidos por eles é muito maior do que aqueles produzidos por outras empresas, mesmo as de ponta, e ainda assim as pessoas pagam esse preço.
E por que elas aceitam pagar a mais?
Há diversas razões, mas diante do que o branding pode responder, citamos:
– Símbolo de status: onde a compra de um produto tão mais caro chega a ser um sinal de relevância financeira: “Eu posso pagar por um Iphone.” E isso é algo a ser ostentado por alguns dos seus consumidores como uma vitória.
– Confiança: Pessoas trocam de Iphone para Iphone porque confiam no produto, nas propagadas de segurança de dados e afins.
– Comodidade: Ao trocarem por outra marca, terão que se adaptar – e praticamente toda a sua vida – a uma forma de pensar diferente, então, a comodidade pode também ser um decisor.
– Desempenho: Os aparelhos são considerados top de linha, têm um excelente desempenho, a melhor câmera e mesmo que você não seja um profissional, quer fotos lindas.
Toda essa percepção de marca não é construída de um dia para o outro. É resultado de um trabalho a longo prazo – inclusive de manutenção dessa imagem. Nesse trabalho multidisciplinar envolvendo profissionais de design, publicidade e marketing, são desenvolvidos os objetivos da marca, como ela quer ser percebida pelo público, como ela é realmente percebida e como fazer para chegar (e se manter) na posição desejada.
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