Poucos sabem o trabalho que se exige para produzir um post, já que muitas etapas não são percebidas vendo o resultado final.
Posts, e em especial posts corporativos, devem ser elaborados para reforçar a estratégia de negócio e diferenciar uma marca de sua concorrência. Fazê-la ser única aos olhos dos seus clientes.
O passo inicial que utilizamos é definir os objetivos. Saber o que se pretende obter como resultado é fundamental para saber onde, e como, vamos chegar lá.
Com os objetivos definidos, será realizado um brainstorm para definir as diversas especificações que compõem o plano estratégico de comunicação, tais como o público que queremos atingir, os canais em que atuamos, a frequência de publicações, o processo de trabalho (considerando a realidade de cada cliente), o leque de assuntos e conteúdos que podem ser abordados e as métricas (KPI’s) que serão avaliadas. O padrão visual será definido com base na identidade visual, definida visando gerar consistência com os outros canais e unidade na percepção da marca.
O plano estratégico será o norte. Com base nos resultados das ações iniciais, serão alinhadas ideias, variações e novos conteúdos a serem desenvolvidos dentro de um planejamento equilibrado e que mostre a dimensão da marca.
Com os conteúdos aprovados, são feitos os Copywriting’s (escrita que leva a uma ação específica, tanto para a imagem como do texto que vai na legenda) e, depois, o design e a diagramação (que pode ser com uma imagem simples, uma sequência de imagens em carrossel ou, até mesmo, um vídeo).
Com o post finalizado, é feita a validação conceitual com o gestor da marca (revisão e aprovação interna) e com o cliente (aprovação externa), visando a aprovação da publicação. Esta etapa pode ainda gerar ajustes e refinamentos. Validado, o post é agendado para publicação.
Há ainda as situações com urgência onde, neste caso, a equipe de trabalho se reúne para ouvir a demanda, alinhar ideias e, na sequência, trabalhar em paralelo para fazer o post, na maioria dos casos, até no mesmo dia da sua solicitação. Timing é algo fundamental ao se tratar de comunicação e gestão da Marca, ainda mais nas redes sociais.
Sim, é um trabalho árduo que não aparece para quem só vê o post final. Mas nós amamos, e estamos aqui para ajudar a sua marca a atuar estrategicamente nas mídias sociais, visando contribuir na conquista de objetivos e na otimização da comunicação com o seu público.
Quer saber mais, entre em contato conosco.